Móveis planejados em 2025: quais são as principais tendências?

Em 2025, o mercado de móveis planejados será marcado por tendências que caminham rumo à inovação.

Temos três pilares importantes: sustentabilidadefuncionalidade e personalização.

Isso porque os consumidores estão cada vez mais conectados a um estilo de vida mais consciente e valorizando a preservação do meio ambiente, além da praticidade para o dia a dia.

“O uso crescente de materiais ecológicos e as práticas sustentáveis refletem essa demanda”.

Pessoas de diferentes personalidades estão ainda optando pela criação de ambientes únicos e alinhados com seu estilo de vida. Logo, o papel do marceneiro tem se tornado cada vez mais saber como adaptar seu trabalho e espaço às novas demandas.

Se este é o seu propósito para o novo ano, então, continue acompanhando este conteúdo e saiba mais sobre as principais tendências para 2025.

Sustentabilidade: “materiais ecológicos e práticas conscientes”

Uma das principais tendências para os móveis planejados em 2025 será o uso crescente de materiais ecológicos e práticas sustentáveis.

Essa já é uma dica valiosa para quem quer começar a preparar a sua marcenaria para o ano que vai começar.

Os impactos ambientais e as melhores escolhas de consumo estão na agenda do público do século 21. A maioria, hoje, procura por materiais que alinhem estética e responsabilidade ambiental.

Tudo isso reflete no aumento da procura por madeiras de fontes certificadas, inclusive, como as provenientes de reflorestamento, materiais reciclados ou de baixo impacto ambiental. Também, em acabamentos com baixo nível de emissão de substâncias tóxicas, como os próprios vernizes à base de água.

Outros aspectos importantes são a reutilização de materiais e o design favorecendo a durabilidade dos móveis.

Ou seja, móveis planejados terão incorporar soluções mais conscientes já no processo fabril. 

Paleta de cores: “conexão com a natureza”

Veja “a paleta de cores em tons terrosos e suaves irão criar ambientes acolhedores e conectados à natureza”. Isto significa que o propósito é despertar sensações de tranquilidade e harmonia.

Podemos dizer que desde o bege e o marrom até os tons mais sutis de verde e cinza participarão dos catálogos de 2025. 

Os consumidores estão em busca de uma conexão mais direta com o ambiente natural. E assim será feito. Móveis planejados terão superfícies em tons orgânicos – o que é fundamental para proporcionar uma sensação de calmaria e equilíbrio.

Além disso, o uso de acabamentos mate, que evitam brilhos excessivos, e o design simples e elegante também participarão da respectiva “trend”. 

Móveis artesanais: “exclusividade e autenticidade”

“Móveis artesanais, com acabamentos e detalhes personalizados, também estarão em alta no ano que vem”,  esses itens trarão exclusividade e autenticidade aos espaços.

Dessa forma, o que dominará diferentes espaços serão os móveis com acabamentos diferenciados, detalhes feitos à mão e soluções criativas.

Quem se destacará, então? Marcenarias capazes de criar peças condizentes com os desejos mais específicos dos clientes. Ou seja, soluções que agreguem beleza e funcionalidade.

Tecnologia: “automação e funcionalidade”

“a tecnologia será uma grande aliada dos marceneiros, com soluções como automação e carregadores embutidos, por exemplo”. Segundo ele, a ideia é tornar os móveis ainda mais práticos e com conceitos inovadores.

Além dessa funcionalidade toda, os móveis planejados, em 2025, proporcionarão experiências diferenciadas.

“Tudo isso vai agradar os clientes e ainda ajudar a diferenciar o trabalho do marceneiro no mercado”, finaliza. 

Compartilhe

Veja Também: